Psicologia: o que você precisa saber antes de escolher a profissão

· 7 min read
Psicologia: o que você precisa saber antes de escolher a profissão

Ainda não é possível ter  uma média de quanto tempo durará um processo terapêutico porque essa informação sempre dependerá de qual a demanda do paciente e do quanto esse paciente está conectado ao seu processo terapêutico. Além da graduação na faculdade de psicologia, o psicólogo normalmente passa mais alguns anos entre treinamento, pesquisa, especialização e pós-graduação. A psicoterapia é um trabalho conjunto entre paciente e psicólogo, em que é construído um ambiente de liberdade, confiança, confidencialidade e apoio, para que preocupações e sentimentos sejam expostos livremente. Problemas conjugais e de relacionamento, desentendimentos com a família, problemas com os direcionamentos que a carreira está tomando, ansiedade, depressão e relacionamento interpessoal são algumas destas situações. Se mesmo após as suas pesquisas aprofundadas você ainda tiver dúvidas, você pode solicitar ao profissional uma conversa por telefone, para que você possa sanar outras possíveis dúvidas até tomar a decisão de agendar a sua primeira consulta. Isso porque hoje contamos com acesso à internet e até mesmo acesso às redes sociais, onde muitos profissionais compartilham suas experiências e currículos. Antes de entender o que faz um psicólogo é importante saber que o curso superior em Psicologia tem duração média de 4 anos e conta com disciplinas que abordam as diferentes correntes do campo.

Como chamar os Psicólogos: “Senhor”? “Doutor”? “Você”?

Conforme falamos no início, as pessoas vêm dando à saúde mental e psicológica cada vez mais atenção, o que gera uma valorização do profissional e amplia suas possibilidades de trabalho. Sendo assim, você não terá dificuldades em encontrar uma faculdade que ofereça o curso. O medo de marcar terapia com um psicólogo muitas vezes advém de concepções erradas da sociedade e do estigma em torno da saúde mental. As pessoas podem preocupar-se em serem percebidas como fracas ou problemáticas, contribuindo para um sentimento de vergonha que as impede de procurar o apoio de que necessitam.

Quais são as principais abordagens terapêuticas?

Com a formação adequada, o profissional terá como base o roteiro que guiará os seus atendimentos. Geralmente, após a formação em Psicologia, o profissional escolhe a linha teórica que ele mais se identificou para cursar a sua Pós-Graduação. Essas abordagens, também conhecidas como Linhas Teóricas, servem como base para os atendimentos clínicos que acontecerão após a graduação. Esses laços são muito importantes para que o tratamento flua de forma eficiente e você conquiste os seus objetivos na terapia.

2 Como saber se necessito de terapia?

Há um texto no meu blog que fala sobre cada uma dessas abordagens e pode ajudar você a descobrir qual serve melhor para você. Esses objetivos podem ser tão específicos como por fim a um relacionamento tóxico, vencer a depressão, superar a procrastinação, ou melhorar sua autoestima. O principal precursor da psicanálise foi Freud, que inicialmente utilizava a hipnose para tratar os seus pacientes. Após perceber que a técnica possuía algumas falhas, o médico neurologista adotou o sistema de associação livre, que consiste em falar tudo que vier a mente, sem pudores. Existem muitas áreas em que os psicólogos podem se especializar, cada uma com suas próprias nuances e requisitos. É uma profissão incrivelmente diversa, com oportunidades para trabalhar em uma ampla gama de contextos e com uma variedade de populações.

  • A carreira em psicologia é uma jornada longa e às vezes difícil, mas a oportunidade de fazer uma diferença positiva na vida das pessoas é um benefício que vale a pena o esforço.
  • Ele vai buscar entender quais são os contextos sociais e pessoais em que o paciente está inserido, além de analisar quais são as suas expectativas com o processo terapêutico.
  • Bom, mas, além disso, o psicólogo busca compreender a pessoa pelos olhos dela.
  • Lembre-se de que as informações que você passar, quanto mais precisas, darão uma visão mais clara ao psicólogo sobre o que pode estar causando ou contribuindo para o seu problema.
  • Na maioria das faculdades, é obrigatório também desenvolver e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma.

Tratamento e Terapia:

Para se tornar um psicólogo, é necessário dedicar-se a uma formação acadêmica sólida. A psicoterapia ajuda o paciente a entrar em contato com o seu autoconhecimento, o que proporciona muito mais qualidade de vida e sucesso na vida pessoal e profissional. As informações técnicas de um psicólogo podem ser obtidas, geralmente, em seus perfis profissionais. Essas informações incluem tempo de experiência, linha teórica de atendimento, valores das sessões e duração de cada consulta. Esse profissional obterá todas as informações necessárias a respeito da vida do paciente ao longo das primeiras consultas, através de perguntas específicas. Mesmo nos dias atuais, o desconhecimento sobre a atividade do psicólogo ainda teima em existir.

  • Se a sua área de atuação for a psicoterapia, também pode ser chamado de terapeuta.
  • Durante a graduação, o aluno se depara ainda com matérias de Neurologia, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Psicologia do Desenvolvimento.
  • Se mesmo após as suas pesquisas aprofundadas você ainda tiver dúvidas, você pode solicitar ao profissional uma conversa por telefone, para que você possa sanar outras possíveis dúvidas até tomar a decisão de agendar a sua primeira consulta.
  • O psicólogo pode utilizar diversas técnicas como conversas, dinâmicas, atividades reflexivas e outras estratégias para que o paciente possa identificar as suas necessidades e superar as suas dificuldades.
  • Além disso, também vamos dar detalhes sobre como é a gradução nessa área e possibilidades de trabalho como psicólogo.
  • Esse primeiro momento é cercado de muitas percepções, e uma delas é analisar se o paciente se sentirá acolhido pelo profissional.

Essas são 16 áreas do Jornalismo para você conhecer e atuar

Outros casos, como uma ansiedade leve, podem ser resolvidos em apenas algumas vezes com o trabalho que um psicólogo faz nas sessões. O diálogo e a transparência são fundamentais para que o processo terapêutico faça sentido. No entanto, é muito importante que o paciente também avalie como está o andamento da sua terapia e, para isso, não é necessário ser um expert em psicologia. Somente um profissional capacitado poderá avaliar se é necessário o uso de medicamento, quais dosagens e tempo de duração do tratamento. Esses medicamentos podem ser de pouco tempo de uso, outros podem ser de uso contínuo, mas, em ambos os casos, somente após análises rigorosas é que são feitas as devidas solicitações e encaminhamentos. Se após responder essas perguntas você entender que de fato aquele profissional não é o que você queria para o seu tratamento, você pode ser transparente com o profissional sobre isso. Portanto, se após o início das sessões você sentir que não está feliz com a escolha do profissional, não tenha medo ou vergonha de se comunicar. É aumentando a percepção sobre o que vivemos, que vamos agregando mais informações, fazendo sínteses mais complexas, e conseguindo assim, se desenvolver cada vez mais. É um diálogo construído com a presença dessas atitudes que vai contribuir para você encontrar novos elementos da sua caminhada. Cada um possui o seu motivo pessoal, o seu contexto quando busca fazer psicoterapia. Nessa angustia existe algum desacordo interno, ou seja, há um descompasso entre o que a pessoa sente e o que faz.  Ponto de Saúde psicologo  isso não é claro e é muito comum as pessoas chegarem com objetivos concretos sobre como querem ser, os tipos de mudança que querem fazer. Um local convidativo onde o paciente pode se expressar livremente e abordar assuntos que normalmente não se sentiria confortável, como traumas, problemas familiares, sexuais, financeiros, inseguranças, etc.

Mercado de trabalho e remuneração na área de Psicologia

Os pagamentos podem ser particulares, através do plano de saúde e também existe a possibilidade de fazer o tratamento gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Causar uma boa impressão e passar uma imagem profissional ao paciente também faz parte do que um psicólogo faz e do trabalho que ele pretende desenvolver com o paciente. O psicólogo ideal é aquele que, de primeira, cause uma boa impressão e que mostre segurança no trabalho que exerce, fazendo o paciente se sentir acolhido e respeitado. Pelo contrário, existem muitos profissionais excelentes, mas que não necessariamente o paciente se identifica com eles e isso faz parte dessa busca. Eles conduzem avaliações e testes para entender melhor as emoções, os pensamentos e os comportamentos dos indivíduos. Isso pode incluir a administração de testes de personalidade, testes cognitivos e entrevistas. As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa. Os pacientes recebem acompanhamento para minimizar as repercussões emocionais de uma hospitalização e são preparados psicologicamente para enfrentar futuros procedimentos médicos. É um compromisso significativo de tempo e esforço, mas é um requisito para aqueles que desejam fornecer tratamento psicológico e realizar pesquisas de ponta. Este curso de 5 anos fornece uma base sólida em teoria e prática psicológica, preparando você para o estudo avançado. Durante o curso, você terá a oportunidade de aprender sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo desenvolvimento humano, psicologia anormal, neuropsicologia, psicologia social e psicologia experimental. Pode-se fazer muitas coisas para ajudar o trabalho do psicólogo de forma mais eficaz, que, a longo prazo, significa ajudar a si mesmo. Embora os psicólogos sejam contratados para ajudar a resolver seus conflitos, eles exigem algum esforço de seus pacientes, a fim de obter resultados positivos. Se você pensa em cursar para resolver questões pessoais, esse é um caminho mais longo e pouco resolutivo. Em outros casos, no decorrer do tratamento, caso os resultados esperados não estejam acontecendo, mesmo após mudanças na linha de atendimento, também é necessário o uso de medicamentos. Se não houver identificação ou se você sentir que o processo terapêutico parece não fluir mais, analise calmamente a situação e procure entender os motivos disso. Ao longo do processo muitas mudanças podem ocorrer, principalmente quando o paciente também está muito dedicado à terapia e os resultados começam a aparecer mais rapidamente. Algumas pessoas possuem dificuldades para falar sobre suas questões e fragilidades – embora entendam que precisam da ajuda de um psicólogo, não sabem exatamente como falar. Através dessas consultas, o paciente se sentirá à vontade para falar sobre os seus conflitos internos e sobre assuntos íntimos, que também precisam ser trabalhados. Mas, antes de falar com o profissional, é importante que você faça algumas perguntas a si mesmo e tenha certeza das respostas, para que o processo não seja interrompido no meio, afetando o desenvolvimento da sua terapia. Entretanto, é aí que muitas pessoas se confundem com a diferença entre terapeuta e psicólogo, pois também é considerado terapeuta o profissional formado em áreas de assistência à saúde, que podem ser físicas ou psicológicas.